Sociedade Recreativa Esportiva Ipiranga

Sociedade Recreativa e Esporta com eventos sociais.

Descrição

No final do século passado, embora já existissem na colônia de Blumenau alguns Schützenverein – associações recreativas - onde as pessoas promoviam festas de atiradores (Schützenfest), no Bairro de Itoupava Seca estas manifestações eram incipientes e praticamente inexistiam de forma organizada. As competições de tiro aconteciam em diferentes locais, inclusive nas ruas, mas a atividade passou a ser considerada perigosa.

Foi então que por inspiração de Peter Christian Feddersen, vinte moradores do bairro reuniram-se no dia 19 de Março de 1893 para fundar uma sociedade que recebeu o nome de Geselliger Verein Teutônia – Sociedade Recreativa Teutônia, e cujo primeiro presidente acabou sendo ‘Peter Krischan’, apelidado dado a Peter Christian Feddersen pela comunidade do Bairro.
A primeira sede social ficou pronta em 1904, e continha um salão de danças, um pequeno palco, cancha de bolão e stands de tiro ao alvo
Dois episódios conturbaram a vida do clube em seus primeiros anos. A enchente de 1911, que causou danos ao patrimônio, suspendendo suas atividades por alguns meses, e a Primeira Guerra Mundial, a partir de 1914.
As atividades ressurgiram em 1916 quando, no dia 15 de Março, o Teutônia apresentou uma grande novidade: o ‘Kinematograph’, projeção de imagens através de um aparelho que lembra um projetor de slides. O espetáculo foi anunciado nos jornais como sendo um acontecimento ‘grossartig’ (sensacional, maravilhoso).
Em 23 de Fevereiro de 1923, tendo como base a Sociedade Recreativa Teutônia, surge o Clube Náutico Ypiranga, trazendo como proposta principal o incentivo e a prática do remo, desenvolvidos na chamada ‘raia da Itoupava Seca’, no rio Itajaí-Açu.
Por conta do processo de nacionalização empreendido pelo Governo Vargas, no dia 6 de Abril de 1939, os associados da Sociedade Recreativa Teutônia, fundada em 19 de Março de 1893; da Sociedade de Canto Eintracht, fundada em 8 de Julho de 1914, do Clube Náutico Ypiranga, fundado em 23 de Fevereiro de 1923, e da Sociedade de Ginástica ‘Gut Heil’, fundada em Primeiro de Outubro de 1929, deliberaram promover a fusão das sociedades fazendo surgir a SOCIEDADE RECREATIVA E ESPORTIVA IPIRANGA, com um novo e ampliado Estatuto, tendo como símbolo uma estrela de oito pontas e as cores oficiais passaram a ser a branca, amarela e preta.
evento entre e